PMs da reserva no sistema penitenciário. Qual a sua opinião sobre isso?

SINDARSPEN vai realizar debate com os policiais penais para debater a questão. Nesta sexta-feira (29), às 9h. Participe e dê a sua opinião.

Publicado em 28/01/2021



Sobre a intenção do Governo do Paraná de implantar no sistema penitenciário o Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), com o objetivo de trazer para o Departamento Penitenciário 410 policiais militares da reserva para atuarem nos setores administrativos do DEPEN, o SINDARSPEN levanta algumas questões.

O sistema penitenciário vive seu pior momento quanto ao déficit de policiais penais trabalhando nas unidades. Levantamento do DEPEN aponta que, para atender a demanda da segurança pública do estado, há a necessidade de contratação imediata de 4.300 policiais penais e de mais 2.100 para trabalharem nas unidades previstas para serem inauguradas pelo governo.

Segundo informações obtidas pelo SINDARSPEN, com a implantação do CMEIV cerca de 99 policiais penais serão liberados de funções administrativas para retornarem às atividades-fim da profissão. Os outros 311 militares da reserva supririam outros déficits administrativos.

Diante disso, o SINDARSPEN acha fundamental que fiquem claras todas as questões que envolvem a proposta de implantação dessa modalidade de contratação precária no sistema, para o melhor posicionamento da categoria quanto a essa proposta. Entre as questões fundamentais a serem questionadas e debatidas, destacamos:

Diante de tais questionamentos, o SINDARSPEN convida a categoria para uma reunião virtual para debater essas e outras questões sobre esse tema. Será nesta sexta-feira (29), às 9h, pela plataforma Google Meet.

Para acessar, basta clicar no neste link no horário marcado.