Agentes penitenciários do Paraná recebem 3ª Semana de Saúde

Evento realizado pelo SINDARSPEN, DEPEN e SESA acontecerá nos dias 20, 21 e 22
14/11/2018

Pelo terceiro ano, acontece no Paraná a Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciário, evento voltado para a necessidade de cuidados com um dos profissionais com atividade mais perigosa no mundo, os agentes penitenciários.

Nos dias 20, 21 e 22/11, as nove cidades onde existem unidades penais no estado receberão o evento, que é realizado numa parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, o Departamento Penitenciário e a Secretaria Estadual de Saúde, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde.

O evento vai acontecer em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Em cada cidade, uma unidade foi escolhida para concentrar os atendimentos, mas as atividades são extensivas aos trabalhadores de todas as unidades locais (relação de locais abaixo).

O gabinete do DEPEN já enviou circular às direções de todas as unidades, determinando que as mesmas adotem todas as medidas necessárias para propiciar que os servidores possam se deslocar até o evento durante seu plantão.

Os temas abordados e os serviços ofertados durante a atividade serão sobre saúde mental, tabagismo, tuberculose, hipertensão, saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal, entre outros.

É importante destacar que os agentes que possuírem devem levar a carteira de vacinação.

A Semana de Saúde do Servidor Penitenciário foi idealizada em 2016 pelo SINDARSPEN e desde então DEPEN, SESA e Secretarias Municipais de Saúde unem esforços com o Sindicato para garantir a realização da feira aos servidores em todo o estado.

Saúde dos agentes penitenciários

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a atividade penitenciária é a segunda mais perigosa do mundo. Uma periculosidade que eleva os níveis de estresse e a propensão ao adoecimento em decorrência da profissão.

Uma pesquisa realizada pelo SINDARSPEN com mais de mil agentes em todo o estado revelou que 46% da categoria possuem o diagnóstico de alguma doença. Os problemas com maior incidência são pressão alta, depressão, ansiedade, estresse e insônia. Quanto ao uso de medicamentos, 48% dos agentes admitem tomar medicamentos com regularidade, dos quais 82% fazem uso de remédio para transtornos de origem psicossocial.

A pesquisa resultou na publicação Operários do Cárcere, lançada em 2016. Clique aqui e leia a pesquisa.

Curitiba

Aos agentes da Região Metropolitana também será disponibilizado um serviço para a emissão de RG dos servidores que não fizeram a atualização cadastral junto ao Instituto de Identificação. Segundo o DEPEN, só será ofertado na capital porque é onde há o convênio entre o Departamento e a Polícia Civil para esse serviço.

O RG atualizado é necessário para o recebimento da identidade funcional emitida pelo DEPEN. Para fazer a atualização, o servidor deverá levar certidão de nascimento ou casamento (legível e sem rasuras), comprovante de endereço atualizado e CPF e PIS, caso queiram que os números constem na identidade.

3ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário.

20, 21, 22/11.

Locais e horários

Região Metropolitana de Curitiba – Ceebeja do Complexo Penitenciário de Piraquara (de 10 às 15h)
Cascavel - PIC (manhã)