Agentes penitenciários precisam ser enxergados pelo governo e por toda a sociedade

Evento debateu a importância da categoria em solenidade pelo Dia do Agente Penitenciário e pela abertura da exposição fotográfica que homenageia os profissionais da área
13/11/2018

A necessidade de regulamentação da atividade do agente penitenciário foi destacada na solenidade que celebrou o Dia do Agente Penitenciário no Parará, realizada na OAB-Paraná, na manhã desta terça-feira, 13/11.

O evento marcou a abertura da exposição fotográfica “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis”, realizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná para celebrar a data. A mostra ficará aberta ao público até 26/11, na sede da Ordem.

Além da regulamentação, o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda, destacou a necessidade de abertura de concurso público para suprir o déficit de 1.000 agentes penitenciários em todo o estado; a necessidade de automação das unidades penais; e o fim da política de superlotação dos presídios com a instalação de contêineres (shelteres). “Além das questões estruturais, é preciso também combater o assédio moral que os agentes ainda sofrem por parte de muitas chefias”, relatou o dirigente sindical.

Para o secretário Especial de Administração Penitenciária, Coronel Élio Manoel, a criação de uma secretaria específica para o sistema penitenciário é uma prova do compromisso da atual gestão com a questão e com os servidores da área. “Estamos trabalhando para que os rostos invisíveis se tornem visíveis”, declarou.

A presidente do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Curitiba, Isabel Kugler Mendes, elogiou ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato na divulgação do trabalho dos agentes. “É importante que essa exposição rode todo o estado pra que juízes, promotores e todo mundo que lida com o sistema também conheça essa trabalho”, falou.

“O agente penitenciário é uma profissão digna e de extrema importância pra execução penal e pra segurança pública”, destacou a advogada Myrtes Rotoli de Macedo, representando a OAB na condição de membro da Comissão de Direitos Humanos.

Clique aqui e assista à íntegra do evento

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ABERTA AO PÚBLICO

Durante um mês, a equipe de comunicação do SINDARSPEN visitou 17 das 33 unidades penais do Paraná para registrar o cotidiano dos servidores por meio de fotos e entrevistas. As fotos são do fotógrafo Joka Madruga e a produção e entrevistas da jornalista Waleiska Fernandes.

A movimentação dentro dos presídios, os desafios enfrentados com a falta de infraestrutura do sistema, o atendimento e a relação com os encarcerados estão sintetizados em 40 fotos selecionadas entre 700 imagens registradas pelo fotógrafo Joka Madruga.  O trabalho busca quebrar os preconceitos e estereótipos que existem em torno da profissão do agente penitenciário.

Iniciada na OAB, a exposição “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis” será itinerante e vai acontecer, ao longo de 2019, em todas as cidades onde existem unidades penais no Paraná: Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.

Exposição “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis”
De 13 a 26/11, de 9 às 18h (aberto ao público)

A OAB fica na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba.

"Temos que nos olhar com mais carinho e ter orgulho do que a gente faz", destacou o agente penitenciário Thortein Ferraz, vice-diretor do DEPEN.

Presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda, ressalta a necessidade da regulamentação

Público prestigia a abertura da exposição

O fotógrafo Joka Madruga e a jornalista Waleiska Fernandes, que percorreram as unidades penais para a produção da exposição

Catálogo entregue aos visitantes da exposição