Menu

Contratação de 238 agentes de cadeia PSS está longe de ser solução para o sistema penitenciário do PR


04/09/2019


O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná acha importante o reforço de 238 agentes de cadeia temporários para atuar no Paraná, conforme anunciado hoje (4/9) pelo governador Carlos Massa Jr.

No entanto, ressaltamos que a quantidade está muito aquém da necessidade para suprir a falta de servidores no sistema penitenciário do Paraná.  Há 6 anos não há concurso público para agente penitenciário no estado.

Os agentes de cadeia serão contratados via Processo Seletivo Simplificado e podem atuar também nas carceragens de Delegacias. Os agentes penitenciários integram uma carreira de Estado e atuam em presídios. 

A falta de servidores penitenciários é um dos maiores gargalos do sistema. Desde 2010, o número de presos nos presídios do Paraná subiu de 14 mil para 22 mil, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas na carreira de agente penitenciário, atualmente, apenas 3.069 estão ocupadas. 

Para atender a demanda da segurança pública do estado, há a necessidade de contratação imediata de 4.300 agentes  e de mais 2.100 para trabalharem nas unidades previstas para serem inauguradas pelo governo, conforme dimensionamento feito pelo próprio DEPEN. 

A falta de agentes penitenciários compromete a segurança dos presídios e de toda a sociedade já que tudo que acontece numa unidade penal tem repercussão direta na prática de crimes nas ruas.

O SINDARSPEN seguirá lutando pela implantação de um Plano de Carreira,  Cargos e Salários (PCCS) que viabilize a realização de concurso público para agente penitenciário no estado.

Hoje pela manhã,  a diretoria do Sindicato esteve na Casa Civil, na companhia do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussen Bakri (PSD), reforçando a importância de celeridade no andamento do projeto de PCCS construído pelo Sindicato e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP).

Esperamos que a mesma atenção dispensada pelo governador às Polícias Civil e Militar seja dada também aos servidores penitenciários,  tão essenciais à segurança pública.  

SINDARSPEN- Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná

O líder do governo acompanhou os dirigentes sindicais Ricardo Miranda e Petruska Sviercoski em conversa na Casa Civil nesta manhã