Em resposta ao sindicato, ESPEN abre inscrições para curso de prevenção ao coronavírus

26/05/2020

Em uma recente pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas (FGC), registrou-se que a maioria dos policiais não se sentem preparados para o trabalho na pandemia do coronavírus. 91,35% dos entrevistados afirmaram não ter recebido algum tipo de treinamento para lidar com a situação. Mais da metade dos entrevistados afirma não ter recebido EPIs e os que receberam não sabem manusear corretamente. Aqui, no Paraná, já no mês de abril, muitos servidores relataram ao sindicato estas demandas, assim como a falta de orientação e/ou treinamento para o trabalho de prevenção ao novo vírus.

Atendendo a estas demandas dos policiais penais, a diretoria do SINDARSPEN, no dia 15 de abril, enviou ofício solicitando à coordenação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN)  para que fossem ofertados cursos online voltados para a prevenção do coronavírus, entre outros. Em resposta a este ofício, a ESPEN informou que as providências foram solicitadas (vide foto) e nesta terça feira, 26 de maio, foi lançado pela escola o Curso “Pandemia da COVID-19 e o Sistema Prisional Paranaense”, voltado a capacitar servidores nas suas práticas diárias, objetivando o auto cuidado assim como o cuidado com a população carcerária.

Para Ricardo Carvalho de Miranda, presidente do SINDARSPEN, “a resposta para esta demanda dos servidores é de importante contribuição para evitar a disseminação do novo vírus, assim como para trazer maior segurança no trabalho, já que esta é uma das profissões com mais chance de contágio.” Outra solicitação feita também para a ESPEN é que sejam oferecidos no formato EAD, cursos profissionalizantes, com certificação, para que os servidores possam ter uma alternativa de formação e atividade para este momento, contribuindo assim para a saúde mental dos servidores.

Para participar do curso é necessário realizar inscrições acessando a plataforma EAD da ESPEN, clicando aqui: https://www.neapd.depen.pr.gov.br/