Menu

Parceiros ampliam os atendimentos na 3ª Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciário


22/11/2018


A 3ª Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciário está sendo a maior já realizada desde a criação do evento. A ampliação tem sido possível graças a uma série de parceiros públicos e privados que se uniram ao SINDARSPEN, DEPEN e SESA para a realização da feira.
 
O evento, que encerra nesta quinta (22) acontece desde terça-feira em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Em cada uma das cidades, além das Regionais de Saúde da SESA, algumas parcerias permitiram que outros serviços fossem ofertados aos agentes.
 
Em Maringá, os servidores tiveram cuidados de saúde e do visual, com a parceria com o Instituto Embeleze. Em Francisco Beltrão, os médicos particulares Camilo Rafain (Medicina Esportiva) e Marcelo Magalhães (Saúde do Trabalho) dedicaram algumas horas de trabalho para dar palestras aos agentes. Em Guarapuava, houve massoterapia por meio da Futura Educação Profissional, uma parceria que vai se estender par além da Semana de Saúde. "Eles vão fazer atendimentos de massoterapia e estética em algumas quartas-feiras na penitenciária", relatou o dirigente sindical Ricardo Cícero. 
 
Em Curitiba, foram ofertados 18 serviços diferentes, como exames, vacinação, técnicas terapêuticas variadas, rodas de conversa, emissão de documentos e consulta odontológica, graças a uma ampla rede de apoio da SESA e das Secretarias Municipais de Saúde de Curitiba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, além de faculdades e ONGs.
 
A solenidade de abertura do evento em Curitiba teve café da manhã e oração especial por meio da Capelania Prisional Batista e da ONG Redirect, que trabalha com ressocialização de detentos. Já a ONG Fênix Ações pela Vida auxiliou no fornecimento de material para a abordagem sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A aferição de pressão arterial e o teste glicêmico foram feitos pelos estudantes dos cursos de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Campos Sales e do Colégio Guido Stralbe. As estudantes de Fisioterapia da Universidade Tuiuti auxiliaram no atendimento de técnicas fisioterápicas. 
 
A Semana de Saúde também propiciou momentos de confraternização para uma categoria profissional com uma rotina muito intensa. Em Londrina, por exemplo, os agentes Jeferson Mendonça, José Roque da Rocha e Wilson Moreira, da PEL I, montaram uma banda para encerrar o evento ao som de muito pop rock.
 
“Em todas as cidades, as direções locais do SINDARSPEN tiveram papel fundamental para que tudo desse certo. O auxílio técnico dos profissionais de saúde das unidades penais também merece muito reconhecimento”, destacou a diretora sindical Petruska Sviercoski, que coordenou a Semana de Saúde por parte do Sindicato. 
 
 
RELAÇÃO DE PARCEIROS
 
 
Região Metropolitana de Curitiba 
Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais
Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara
Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais
Polícia Civil
ONG Redirect
Capelania Prisional Batista
Colégio Guido Stralbe Curso Técnico de Enfermagem
Colégio Estadual Campos Sales – Curso Técnico de Enfermagem
Faculdade de Fisioterapia da Universidade Tuiuti.
 
Francisco Beltrão 
Secretaria Municipal de Saúde
Dr. Camilo Rafain (Medicina Esportiva) 
Dr. Marcelo Magalhães (Saúde do Trabalho). 
 
Guarapuava
Secretaria Municipal de Saúde
Faculdade Guairacá
Futura Educação Profissional
Thomas Couto - Educação FInanceira
Fellipe Silvester - Coach
 
Londrina
Secretaria Municipal de Saúde
ONG Centro de Amor ao Paciente com Câncer
UBS Cafezal
Adriana Croti - Coach em Gestão de Emoções
Jesana Gambi  - Yoga e Meditação
 
Maringá
Secretaria Municipal de Saúde
Instituto Embeleze.
 
Ponta Grossa
Secretaria Municipal de Saúde
Faculdade Sant’ana

Corte de cabelo em Maringá - Instituto Embeleze



Atendimento Jurídico e Psicológico em Curitiba - Polícia Civil



Massoterapia em Guarapuava - Futura Educação Profissional
Tags: