Menu

Pesquisa sobre condições de trabalho dos agentes penitenciários do Paraná

Investigação é voltada especificamente a agente de carreira concursados. Trabalho está sendo desenvolvido pela PUC-PR
17/09/2019


A estudante de Direito Ana Paula Correa, da PUC-PR, está realizando uma pesquisa sobre as dificuldades enfrentadas pelos agentes penitenciários para o cumprimento da Lei de Execuções Penais, diante das dificuldades impostas pelo sistema no Paraná.

A investigação vai constar em um artigo científico que a acadêmica está preparando no âmbito do Grupo de Pesquisa de Direito Penal e Processo Penal, vinculado ao Projeto de Pesquisa "As Mazelas do Sistema Carcerário e o Estado Democrático de Direito no Sistema Penal Brasileiro" e à linha de pesquisa de Direitos Humanos da PUC-PR.

O interesse pelo trabalho dos agentes penitenciários já foi manifestado pela estudante em seu Trabalho de Conclusão e Curso (TCC), cujo tema também aborda as dificuldades enfrentadas pela categoria. "O objetivo foi abordar sobre as dificuldades dentro das unidades, além de apontar o descaso do Estado com essa classe de trabalhadores que é de suma importância para o bem-estar da sociedade. Todo esse descaso, afeta diretamente a saúde do trabalhador física e psiquicamente, além de demonstrar que o Estado sequer cumpre o seu dever de dar condições plenas para que seja executada satisfatoriamente à Lei de Execução Penal", defende Ana Paula. 

A pesquisa para o artigo é voltada especificamente a agentes penitenciários. Tudo que for respondido será usado exclusivamente para fins acadêmicos e a identidade dos entrevistados não será revelada. 
 
Se você é agente, clique e responda
 
 
Tags: pesquisa