Menu

SINDARSPEN alerta para perigos de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Soldado Adriano

Medida proposta pelo parlamentar atenta contra a segurança do sistema penitenciário
27/05/2019


O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) recebeu com preocupação a informação de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Soldado Adriano (PR) que quer impedir que presos sejam separados por facção criminosa nas unidades penais do Paraná.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o deputado aponta seu projeto como algo positivo para o sistema carcerário no estado. No entanto, o SINDARSPEN alerta que, na verdade, trata-se de uma medida que ajudaria no crescimento das facções no Paraná, além de aumentar os riscos de rebeliões nos presídios em decorrência dos acertos de contas entre presos rivais. No vídeo, Soldado Adriano chega a comparar a separação de presos por facção à separação por time de futebol e chama os presídios de colônia de férias, demonstrando certo desconhecimento das razões de segurança que levam à medida.

Como parlamentar oriundo de uma carreira da segurança pública, o ideal seria que sempre que tivesse uma sugestão ao sistema penitenciário o deputado buscasse ouvir os servidores que atuam na área. Por isso, o SINDARSPEN vai buscar uma reunião com Soldado Adriano para que ele entenda o funcionamento do sistema penitenciário e ajude a buscar soluções para questões que realmente possam melhorar a segurança nos presídios do Paraná. Como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Soldado Adriano pode, por exemplo, auxiliar na a pressão ao governador pela realização de concurso público, já que a falta de agentes penitenciários é o maior problema do sistema no estado. 

O Paraná precisa de ações que contribuam, de fato, com um sistema penitenciário mais seguro e humano para toda a sociedade e para os que nele trabalham. 

 

Tags: