Menu

SINDARSPEN apresenta ao DEPEN reivindicações de mulheres agentes

Entidade entregou documento de reivindicações aprovado por participantes do 1º Encontro Estadual das Agentes Penitenciárias do Paraná
29/10/2018


Uma carta com as reivindicações das mulheres agentes penitenciárias no estado foi entregue pelo SINDARSPEN à direção do Departamento Penitenciário, na última sexta-feira (26/10). A reunião também teve a presença do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Curitiba.
 
O documento apresentado foi aprovado no 1º Encontro Estadual das Agentes Penitenciárias do Paraná e integra a publicação lançada pelo Sindicato onde também consta a pesquisa realizada com a categoria sobre as condições de trabalho das mulheres no sistema. A pesquisa apontou que 68% delas estão insatisfeitas e que 87% consideram que têm a saúde afetada pelo ambiente de trabalho. (Clique aqui e leia a publicação na íntegra). 
 
Entre as principais reivindicações apresentadas, está a necessidade de instalação de chuveiros nos cubículos da Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP). “Somos poucas agentes e ainda precisamos passar o dia inteiro fazendo movimentação pra levar as presas para tomar banho. Não tem como seguirmos com esse método de trabalho”, esclareceu a diretora de Assuntos da Mulher do SINDARSPEN, Silvana Moreira Dantas, que também é agente na PFP. 
 
Segundo a direção do DEPEN, a partir de novembro há recursos que possibilitem as instalações, porém, o órgão admitiu ainda não ter um projeto elaborado para a obra. O Conselho da Comunidade se dispôs em auxiliar na elaboração desse projeto. 
 
Outro assunto levantado sobre a PFP foi a infestação de gatos na unidade. A estimativa das agentes é de que haja cerca de 100 felinos na unidade, invadindo a cozinha, o alojamento das servidoras e os cubículos das presas, urinando, soltando pelos e deixando a unidade, que já funciona num prédio com condições precárias por vazamentos e outros problemas, ainda pior. 
 
O SINDARSPEN, o DEPEN e o Conselho da Comunidade devem voltar a se reunir nos próximos dias com a direção da PFP para tratar dos encaminhamentos dessas e de outras questões apontadas durante a reunião.

 
Foz do Iguaçu 

A direção do Sindicato também questionou sobre as obras no Centro de Ressocialização Feminino (CRESF), em Foz do Iguaçu. Uma das maiores reivindicações das agentes da unidade é que haja a separação da Cadeia Pública Laudenir Neves, que é uma unidade masculina. As servidoras solicitam que seja construído um muro para separar as duas unidades, assim como toda a infraestrutura necessária para eu sejam unidades independentes. 

No início de outubro, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEPEN) transformou o local em unidade de progressão e deu início a parte das obras, mas ainda não informou quando elas serão concluídas. 

Participaram da reunião na última sexta-feira o diretor e o vice-diretor do DEPEN, Francisco Carcati e Thorstein Ferraz, a presidente e advogada do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Curitiba, Isabel Kugler e Elisabete Subtil, e dirigentes do SINDARSPEN José Roberto Neves e Denise Correa, além de Silvana Dantas.

 
Entidades ligadas à execução penal têm recebido demandas as agentes
 
A entrega da publicação do SINDARSPEN com o resultado da pesquisa sobre as condições de trabalho das agentes penitenciárias e a Carta de Curitiba, documento que sintetizou as reivindicações das servidoras, está sendo feita pelo Sindicato a vários órgãos ligados à execução penal. Entre as entidades que já receberam, estão a Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho da Comunidade de Curitiba. 
 
Órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário receberão o documento. A publicação também está sendo entregue às agentes femininas no estado e às direções das 33 unidades penais do Paraná. 
Tags: mulheres