SINDARSPEN lança Mapa de Monitoramento para acompanhar casos de COVID19 nas unidades penais do Paraná. Confira:

08/07/2020

Diante da falta de monitoramento em tempo real dos casos de policiais penais e presos confirmados com a COVID19 e a não divulgação dos números pelo governo do estado, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná está lançando nesta quarta 08/07, o Mapa de Monitoramento da Prevenção do coronavírus nas unidades penais do Paraná. Nesta primeira sondagem, foram contabilizados 59 policiais penais com a COVID19, 41 com suspeita da doença. Entre os presos são 236 confirmados com a Covid19 e 22 com sintomas e suspeita da doença. Desses, 03 policiais penais na UTI.

Trata-se de um instrumento para que o sindicato contribua trazendo informações em tempo real sobre como as unidades penais estão preparadas no que se refere às medidas de prevenção, estrutura e dar transparência sobre casos suspeitos, confirmados, entre outros temas pertinentes. Para acessar, clique em http://covid19presidiosparana.org.br/

METODOLOGIA

A coleta de informações está sendo feita junto a grupos de policiais penais de cada unidade penais via resposta de questionários enviados pelo sindicato a cada 7 dias, com questões sobre itens a respeito da prevenção do coronavírus, bem como dados sobre policiais penais e presos com suspeita, contaminados e testados para COVID19.

As informações no mapa estão disponíveis por unidades penais e região, com dados como: disponibilidade de água e sabão, Epis, suspensão de visitas, suspensão de trabalhos interno e externo (não essenciais), treinamento, local para isolamento, triagem e também se há casos suspeitos e/ou confirmados de servidores e presos com a COVID-19, entre outros temas que você pode conferir no mapa.

Os dados sobre números de presos e policiais penais (confirmados, com suspeita, testados) são informados diariamente pelos servidores e atualizados no mapa. O número total que fica em destaque traz dados dos presídios e cadeias públicas.

Importante destacar que nesta primeira sondagem não foram enviados questionários sobre EPI’s para os servidores das carceragens das delegacias, porém nos números gerais sobre se presos e servidores contraíram a COVID19 (ao final do mapa) computam as informações destes locais.

DADOS

Nesta primeira fase, em cada unidade é possível saber como vem sendo realizada a prevenção e combate ao coronavírus nas unidades penais, sobre disponibilização de EPIS, suspensão de atividades não essenciais, aferição de temperatura em presos e servidores, isolamento aos presos com sintomas, entre outros itens que serão atualizados semanalmente com a consulta aos grupos pesquisados.

Como informado acima, os números sobre servidores e presos contaminados, com suspeita e testados são atualizados diariamente a partir da comunicação com os grupos pesquisados. Nesta quarta feira, 08/07, foram contabilizados 59 policiais penais com a COVID19, três desses na UTI, 41 com suspeita da doença. Entre os presos são 236 confirmados com a Covid19 e 22 com sintomas e suspeita da doença.

Como ainda não há testagem em massa, uma reivindicação feita pelo sindicato, ou os servidores vem realizando o teste por conta ou algumas unidades vem se organizando para a testagem. Há até a presente data 421 policiais penais e 115 presos testados.

SAIBA MAIS SOBRE AS PERGUNTAS FEITAS AOS SERVIDORES NOS QUESTIONÁRIOS:

1. Em sua unidade, tem disponibilização de máscaras?
  2. Em sua unidade, tem disponibilização de luvas?
  3. Em sua unidade, há disponibilização de álcool gel?
  4. Em sua unidade penal, os presos estão usando máscaras na rotina diária?
  5. Em sua unidade, tem triagem para presos por equipe de saúde na chegada ou retorno à unidade penal?
  6. Em sua unidade, há verificação de temperatura dos policiais penais na entrada do plantão?
  7. Em sua unidade o preso com sintomas é colocado em quarentena separado dos demais por 14 dias?
  8. Em sua unidade os presos que chegam são isolados por 14 dias (tempo de incubação do coronavírus) ?
  9. Existe em sua unidade local para isolamento dos presos com sintomas?
  10. Em sua unidade os trabalhos externos foram suspensos?
  11. Em sua unidade tem setor de trabalho interno não essencial em funcionamento?
  12. Em sua unidade as visitas continuam suspensas?
  13. Em sua unidade tem policiais em situação de risco para o coronavírus trabalhando? (idosos gestantes ou com doenças crônicas)
  14. A sua unidade tem cumprido o protocolo de higienização para recebimentos de materiais destinados aos presos?
  15. Em sua unidade, tiveram algum programa de orientação de prevenção ao coronavírus para funcionários?
  16. Em sua unidade, tiveram algum programa de orientação de prevenção ao coronavírus para presos?
  17. Em sua unidade penal, existem presos com sintomas de coronavírus?
  18. Em sua unidade, existem presos contaminados por coronavírus?
  19. Em sua unidade, existem policiais penais com sintomas da COVID-19?
  20. Em sua unidade, existem policiais penais contaminados por coronavírus?
  21. Em sua unidade, houve testagem em presos para coronavírus?
  22. Em sua unidade, houve testagem em policiais penais para coronavírus?