Menu

SINDARSPEN participa de marcha em Brasília pela aprovação da PEC da Polícia Penal


05/08/2019


Agentes penitenciários de todo o Brasil participam nesta terça e quarta-feira (6 e 7/8), em Brasília, da 1ª Marcha dos Agentes Penitenciários pela Aprovação da Polícia Penal. A atividade está sendo convocada pelas entidades representativas da categoria em todo o país, entre as quais, o SINDARSPEN.

O objetivo é pressionar para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Polícia Penal entre na pauta de votação da Câmara dos Deputados. No final de 2017, a matéria foi aprovada por unanimidade em dois turnos no Senado e, desde então, aguarda votação na Câmara. No ano seguinte, a PEC não seguiu tramitando no Congresso por conta da intervenção federal no Rio de Janeiro que durou até o final de 2018, impedindo a tramitação de alterações constitucionais pelo Congresso. Como não há mais impedimentos, os agentes querem que a Câmara coloque a Proposta de criação da Polícia Penal na pauta da casa.

Essa é só a primeira mobilização pela questão. A ideia é que outras aconteçam até a efetiva aprovação da PEC. “Dessa vez, não vamos levar ônibus do Paraná para Brasília porque estamos nos concentrando no Plano de Carreira, Cargos e Salários, que está em vias de ser concluído aqui. Mas nas próximas marchas, organizaremos caravanas do estado para fortalecer essa luta também”, explica o vice-presidente do SINDARSPEN, José Roberto Neves, que também integra a direção da Associação Nacional de Agentes Penitenciários (Agepen-Brasil) e que estará em Brasília representando a entidade.

 

Leia também: O Brasil precisa da Polícia Penal