SINDARSPEN convoca assembleia para categoria decidir se fará greve pela data-base

O Governo do Paraná tem condições orçamentária, financeira e fiscal para evitar um novo calote nos servidores; o que falta é a decisão política para pagar o que deve.
29/05/2019

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná vai realizar na quinta-feira (6), em Curitiba, uma assembleia extraordinária para consultar os agentes penitenciários se a categoria vai aderir à greve que se inicia em 14/06 pela data-base. A assembleia vai acontecer às 9h, na sede do Sindicato, em Curitiba. A consulta está sendo feita por sindicatos de todas as categorias de servidores públicos estaduais.

Na última segunda-feira (27), foram concluídos os trabalhos da comissão de negociação montada por representantes do governo e dos servidores para definições sobre a reposição salarial. Os representantes do Fórum de Entidades Sindicais (FES) estão convictos da possibilidade financeira, fiscal e orçamentária de pagamento da data-base. O que falta é a decisão política de pagar o que o governo deve.

Sem reposição da inflação desde 2016, as perdas acumuladas já passam de 17%. As entidades reivindicam o pagamento imediato da reposição de 4,94%, referente à inflação dos últimos 12 meses.

Em 2018, durante o período eleitoral, o então deputado estadual Ratinho Junior confrontou o governo estadual ao exigir o pagamento da data-base. Em suas declarações, sempre afirmava que o funcionalismo “já se sacrificou demais” e que o estado tinha condições financeiras.

A falta de reposição inflacionária compromete a renda de 267 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, prejudicando a economia de todo o Estado. A perda da massa salarial anual média desses servidores é de 2,2 salários. A falta de pagamento da data-base retirou R$ 3,6 bilhões de circulação da economia paranaense.