Menu

UNIBRASIL recebe exposição “Operários do Cárcere”, em Curitiba

Mostra será aberta ao público, de 12 a 29/03
06/03/2019


Mostrar o funcionamento de um presídio sob a perspectiva de quem nele trabalha. Esse é o objetivo da exposição fotográfica itinerante “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis”, realizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN). Iniciada na OAB-PR em novembro passado, a mostra chega agora ao Centro Universitário UNIBRASIL, em Curitiba, onde estará aberta à visitação de 12 a 29/03. 

A ideia da exposição é quebrar os preconceitos e estereótipos que existem em torno da profissão do agente penitenciário. "A sociedade não valoriza nosso trabalho, vê a gente de forma deturpada. Vê assim porque não sabe o que a gente faz. E ninguém valoriza o que não enxerga, né?", desafaba Fabiana Antunes Ribeiro, agente em Foz do Iguaçu há 6 anos.

Durante 40 dias a equipe de comunicação do SINDARSPEN visitou 17 das 33 unidades penais do Paraná para registrar o cotidiano dos agentes por meio de fotos e entrevistas com os servidores. A movimentação dentro dos presídios, os desafios enfrentados com a falta de infraestrutura do sistema, o atendimento e a relação com os encarcerados serão exibidos em 40 fotos selecionadas entre 700 imagens feitas pelo fotógrafo Joka Madruga. 

A exposição vai acontecer na Sala de Leitura do Campus-Tarumã da UNIBRASIL, onde há uma grande circulação de estudantes de vários cursos que futuramente podem lidar com o sistema penitenciário, como Direito, Serviço Social e Jornalismo.

Para a coordenadora de Projetos Culturais da Unibrasil, Wanda Camargo, a exposição levada pelo SINDARSPEN contribui com a formação dos estudantes da instituição. “A arte e a cultura são indispensáveis para a plena cidadania. Uma boa universidade não se faz apenas com boas aulas, embora estas sejam indispensáveis. É necessário também o contato com as melhores criações do espírito humano, solidariedade e um olhar diferenciado para o outro. A exposição que sediaremos propicia isso e é uma honra acolher um evento tão importante”, defende a professora.

Iniciada na OAB, a exposição “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis” será itinerante e vai acontecer, ao longo do ano, em todas as cidades onde existem unidades penais no Paraná: Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.

Exposição fotográfica “Operários Do Cárcere, Rostos Invisíveis”

De 12 a 29/03, de 8h às 21h.

Sala de Leitura – UniBrasil Tarumã (Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã)

Entrada aberta ao público externo.

 

 

 

Tags: