Aprovada a criação do auxílio-alimentação para policiais penais

Luta do SINDARSPEN garante inclusão da categoria no projeto

Publicado em 16/12/2021



A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta quarta-feira (15/12) a criação do auxílio-alimentação para servidores da Segurança Pública do Paraná. A inclusão dos policiais penais, que inicialmente não estava prevista, foi possível graças à atuação do SINDARSPEN.

Inicialmente, a categoria não estava contemplada no projeto de lei, mas após articulação do Sindicato junto à base do Governo na ALEP, os policiais penais foram incluídos no PL. 

O auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00 será pago em pecúnia, na folha de pagamento, e será concedido mesmo as férias, licença ligada à saúde, acidente em serviço e treinamento. O pagamento começará a ser feito na folha de janeiro. Como não tem natureza salarial, não incide qualquer desconto sobre o valor.

AUXÍLIO NÃO É REAJUSTE

É importante destacar que embora seja um auxílio importante, o pagamento do vale-alimentação não reduz a luta pelo pagamento da data-base. As perdas salariais dos últimos anos já chegam em 28% e, neste ano, o governador está propondo um reajuste de apenas 3%!

Outra questão é quanto à situação dos aposentados, inativos e pensionistas. Por ter natureza jurídica de vale-alimentação, o auxílio de R$ 600,00 não vai beneficiar essas pessoas, gerando uma tremenda injustiça com quem teve uma vida dedicada ao serviço público.

Por isso, seguimos na luta para garantir que o Governo pague tudo que nos deve, respeitando todos os trabalhadores.