Sindicatos das 'polícias civis' do PR se reúnem para tratar das pautas unificadas

Publicado em 22/03/2023



Representantes dos sindicatos das polícias civis lato sensu se reuniram nesta terça feira (21), para unificar uma agenda de pautas e lutas em comum. Estiveram presentes a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, o vice, Ivolcir Bomfim, a Presidente do SINCLAPOL-PR, Valquiria Gil Tisque, o presidente do SINPOAPAR, Rodrigo de Medeiros e os diretores Alexandre Lara e Gisele Floriani.

O objetivo do encontro foi debater estratégias conjuntas entre as entidades.  Na pauta, temas como alterações nas regras previdenciárias, redução da alíquota de contribuição previdenciária, licença prêmio e a aquisição de novos coletes balísticos para todas as categorias da segurança. 

Outro tema debatido foi sobre a inclusão de todas as forças de segurança no Projeto de Lei sobre armamento, de autoria do deputado estadual Mauro Moraes. Essa proposta dispõe sobre a possibilidade dos órgãos de segurança pública alienarem, por venda direta a seus integrantes, as armas de fogo de porte por eles utilizadas quando em serviço ativo, por ocasião de substituição por arma nova ou sua aposentadoria ou transferência para a inatividade.

Neste sentido, será agendada reunião com os Deputados da Comissão de Segurança Pública pedindo agilidade na tramitação e a inclusão das categorias que não foram incluídas no projeto.

"É muito importante que as forças de segurança fortaleçam as pautas em comum e se unam em prol dos trabalhadores que nos últimos anos tiveram tantos direitos prejudicados," comenta Vanderleia Leite 

Entre outros encaminhamentos da reunião, os sindicatos solicitarão um estudo dos seus departamentos jurídicos sobre as regras da previdência para futuramente apresentar uma proposta de alteração. E, também oficiarão o Secretário de Segurança Pública pedindo uma agenda conjunta para apresentar as propostas.