Aumenta número de agentes penitenciários contaminados por coronavírus no Paraná

15/07/2020

Em uma semana os casos passaram de 59 para 80 casos confirmados.  Sindicato realiza monitoramento em tempo real e pede medidas urgentes do governo.

Em uma semana foram registrados 21 novos casos de policiais penais (antigos agentes penitenciários) com Covid-19 no Paraná, passando para 80 o número total de confirmados. Ainda sem testagem em massa, o número vem preocupando os servidores que temem a disseminação da doença, já que o governo do estado não apresentou uma política que garanta a saúde dos trabalhadores.

Estes números foram divulgados pelo Mapa de Monitoramento da Prevenção ao coronavírus nas unidades penais do Paraná criado pelo Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN). Diante da falta de monitoramento em tempo real dos casos de policiais penais e presos confirmados com a COVID19 e a não divulgação dos números pela Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP PR), o sindicato lançou o mapa no dia 08/07.

Na primeira sondagem, foram contabilizados 236 presos confirmados com a Covid19, passando em uma semana para 244 casos, com um primeiro óbito. O deputado Nelson Meurer, preso na Penitenciária de Francisco Beltrão, contraiu COVID19 na unidade penal, foi internado e morreu no domingo, 11/07.

Já entre os servidores, na primeira sondagem eram 59 e nesta quarta-feira (15/07) já são 80 servidores confirmados com a COVID19. Entre as unidades penais com o maior número de confirmados, destacam-se a Casa de Custódia de Maringá com 27, a Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) com 15 e a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) com 10.

15 agentes afastados de uma mesma equipe

No último fim de semana, 15 servidores de uma mesma equipe da Penitenciária Estadual de Piraquara foram afastados por apresentarem positivo para a doença. Além disso, dois presos também foram confirmados com coronavírus e outros seis apresentaram sintomas nesta semana. “Estamos próximos de presenciar uma tragédia humanitária”, afirma o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná, Ricardo de Carvalho Miranda.

Nesta terça-feira, 31 servidores estavam com a suspeita da doença e 15 agentes penitenciários foram afastados por receber a confirmação da infecção por coronavírus. “A escala de trabalho foi feita no sábado, com 13 servidores, mas na terça pela manhã dois não compareceram após apresentarem sintomas na folga do plantão”, explica Miranda.

Com equipe reduzida, o sindicato faz um apelo ao governo do estado, para que se contratem emergencialmente novos servidores, façam testagem em massa, além de medidas urgentes para conter a disseminação da doença nos presídios. “

Ausência de ações do governo

Em março, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN), em reunião com a Secretaria do Estado de Segurança (SESP-PR) e o Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN-PR) solicitou e apresentou várias medidas necessárias para garantir a prevenção e saúde dos trabalhadores. Após esta primeira reunião, inúmeras outras solicitações foram feitas, bem como ações na justiça, denúncias aos órgãos competentes como o MP e MPT e a busca de parcerias com universidades e outras entidades.

Nos últimos meses inúmeros casos de contaminação pelo coronavírus em presos e servidores começaram a aparecer, divulgados pelos próprios policiais penais, o que levou o sindicato cobrar do governo testagem em massa, de forma urgente. “O que temos visto é que cada unidade tem buscado resolver estes problemas a partir da ação dos servidores. Não há um fluxo único entre as unidades e nem monitoramento em tempo real dos casos,” denuncia Ricardo Carvalho de Miranda, presidente do SINDARSPEN.

Outro problema que persiste nas unidades penais é a manutenção em várias unidades penais de canteiros de trabalho internos e externos não essenciais. No artigo 10 da Portaria no136/2020 da Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP-PR), expedida após o decreto estadual de combate ao coronavírus no Paraná, consta que só deveriam ser mantidos os trabalhos essenciais. “A não suspensão destes trabalhos prejudica a prevenção da doença, porque além de reunir presos em um mesmo ambiente, também recebe pessoas e materiais de fora”, alerta Ricardo.

No último dia 25 de junho, a diretoria do sindicato se reuniu em reunião remota com o Secretário de Segurança, Rômulo Marinho. e cobrou que, além da testagem, seja apresentada a estratégia de prevenção e contenção da doença no sistema penitenciário do Paraná, com o estabelecimento de protocolos de segurança sanitária que deverão ser seguidos à risca.

METODOLOGIA DO MAPA

A coleta de informações está sendo feita junto a grupos de policiais penais de cada unidade penais via resposta de questionários enviados pelo sindicato a cada 7 dias, com questões sobre itens a respeito da prevenção do coronavírus, bem como dados sobre policiais penais e presos com suspeita, contaminados e testados para COVID19.

As informações no mapa estão disponíveis por unidades penais e região, com dados como: disponibilidade de álcool em gel, Epis, suspensão de visitas, suspensão de trabalhos interno e externo (não essenciais), treinamento, local para isolamento, triagem e também se há casos suspeitos e/ou confirmados de servidores e presos com a COVID-19, entre outros temas que você pode conferir no mapa: http://covid19presidiosparana.org.br/