Casa civil diz que aguarda ajuste da SESP para edição do decreto de redistribuição de vagas

Segundo informações repassadas hoje ao SINDARSPEN os atrasos procedimentais no processo de redistribuição das vagas serão ajustados em busca de maior celeridade no andamento da questão
08/10/2021

Na última semana, a diretoria do SINDARSPEN intensificou o acompanhamento do processo que tramita no Governo do Estado para a redistribuição das vagas dos agentes penitenciários no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). Há um mês, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, recebeu os representantes sindicais e afirmou que a questão seria levada diretamente ao governador, com grandes chances de breve solução.

Após a reunião com Guto Silva, o SINDARSPEN formalizou novamente o pedido de redistribuição, dessa vez, considerando o tratado na Casa Civil. A pasta, por sua vez, encaminhou o documento para que a SESP, onde está a lotação da carreira dos agentes, para que fossem tomadas as devidas providências burocráticas.

Porém, diante de inadequações procedimentais, o processo precisará retornar à origem. Isso porque, quando a SESP recebeu da Casa Civil a determinação de dar providências ao pedido oficializado pelo SINDARSPEN, ao invés de instruir processo próprio específico para a redistribuição das vagas, a Secretaria encaminhou diretamente o pedido do Sindicato, sendo que processos que pedem edição de decretos precisam ser originados na pasta fim.

O problema foi identificado nesta semana pelo SINDARSPEN, e hoje pela manhã representantes da SESP e da Casa Civil informaram o sindicato que os ajustes necessários estão sendo feitos para que a tramitação siga seu curso adequadamente.

É importante destacar esse retorno é apenas por questão procedimental e não de mérito e, por isso, os pareceres favoráveis da SESP e da Secretaria de Administração (SEAP) à redistribuição das vagas não serão alterados. (Clique aqui e confira os pareceres).

A redistribuição das vagas dos agentes penitenciários no QPPE é necessária para que o Governo garanta o pagamento das promoções atrasadas de cerca de 900 servidores que aguardam há mais de 3 anos pela garantia desse direito.

O tema foi tratado ontem (7/10), na reunião semanal que o Sindicato realiza virtualmente com a base para informar sobre o andamento das lutas da entidade e ouvir as demandas e sugestões dos servidores. Os policiais penais reunidos deliberaram que é importante aguardar até o final de outubro para reiniciar as mobilizações da categoria pelas promoções, caso a questão não se resolva conforme o acordado com o Governo.

Reunião virtual semanal do SINDARSPEN com a base

PEC estadual da Polícia Penal

Outro assunto abordado na reunião foi o andamento da PEC estadual da Polícia Penal, que tramita na Assembleia Legislativa. Na última terça (5/10), a Comissão Especial de Análise da Proposta de Emenda à Constituição estadual que cria o Departamento de Polícia Penal no Paraná aprovou o relatório do deputado estadual Delegado Jacovós (PL). O parecer acatou os pontos estruturais construídos e defendidos pelo SINDARSPEN junto ao Governo, visando valorizar e fortalecer a carreira dos policiais penais. (Clique aqui e leia a íntegra do parecer).

Após a publicação pela Mesa Diretora da ALEP, o relatório aprovado na Comissão será encaminhado para votação em dois turnos no plenário da Assembleia Legislativa. Quando aprovado, o texto será promulgado pelo presidente da Casa.

O SINDARSPEN já está realizando conversas com parlamentares das mais variadas bancadas para garantir que o texto passe sem resistências no plenário.