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Diretoria do SINDARSPEN e FES reivindicam melhorias no atendimento do SAS e setor de perícia


01/03/2023


São vários os problemas relatados pelos servidores públicos do Paraná sobre o atendimento do Sistema de Assistência à Saúde (SAS). Dificuldades para conseguir consulta com especialistas, tempo de espera longo para marcação de exames, falta de divulgação adequada de como usar os canais de comunicação do SAS, etc. Sobre o serviço prestado pelo setor de perícias, são inúmeros relatos de servidores que acabam por não terem seus pedidos de licença respeitados, ocasionando mais adoecimento ainda.


Por isso, a diretoria do SINDARSPEN, representada pelo vice-presidente Ivolcir Bomfim e a diretora de aposentados, Dejanira Veloso, junto aos representantes do Fórum de Entidades Sindicais, participaram de uma reunião, nesta terça feira, 28/02, com a direção do Departamento de Saúde do Servidor (DSS).


A diretora do DSS, Fercea Myriam Duarte Matheus Maciel, ao ouvir os relatos dos representantes sindicais a respeito dos problemas que vem sendo relatados pelos servidores destacou que é importante que isso seja encaminhado como reclamação à ouvidoria. Além disso, informou que já foi solicitado ao governo que a estrutura e as equipes de saúde do SAS sejam ampliadas.


O vice presidente do SINDARSPEN, Bomfim, reiterou que é urgente que o governo reestruture o SAS para garantir um bom atendimento aos servidores. “ É preciso que o direito à saúde do servidor seja prioridade, pois isso impacta no serviço prestado à população. Então, há tempos que os sindicatos vêm reivindicando mudanças. É preciso repensar a relação demanda e atendimento, repensar o numero de hospitais credenciados, entre outras demandas”, destacou.


Por uma perícia humanizada


São muitos os servidores que apresentam atestados prescritos por médicos e os prazos não são respeitados pelo setor de perícia médica, levando a casos de maior adoecimento. Fercea informou que haverá mudanças no atendimento, incluindo profissionais da saúde que atenderão presencialmente casos específicos.


Bomfim reafirmou que muitos são os policiais penais que trouxeram essa demanda ao jurídico do sindicato. “Temos algumas ações ganhas porque estava claro que houve desrespeito à decisão do médico que acompanha servidores com problemas graves de saúde e que por muitas vezes tiveram prazo diminuído sem qualquer justificativa. O que nós queremos é uma perícia humanizada,” disse.

Ao final da reunião, ficou acordado que os sindicatos que integram o FES irão elaborar uma proposta de novo sistema a ser apresentanda em uma próxima reunião. 

 


COMO FAZER A RECLAMAÇÃO


Policial Penal que teve problemas em relação ao atendimento do SAS, não deixe de enviar sua reclamação para ouvidoria. Isso é importante para registrar de forma concreta estes casos.


Acesse aqui os canais da OUVIDORIA DO SAS

 

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