Menu

Em três dias, morre segunda vítima de covid entre policiais penais do Paraná

Alexsandro dos Santos, 38 anos, morreu após complicações da doença em Curitiba. Desde o início da pandemia, 689 servidores penitenciários já foram infectados pelo novo coronavírus, havendo 6 óbitos.
04/03/2021


O policial penal Alexsandro dos Santos, 38 anos, é a mais recente vítima fatal do coronavírus no sistema penitenciário do Paraná. O servidor morreu na manhã desta quinta-feira (4/3), na UPA Boa Vista, em Curitiba.

Alexsandro foi a segunda vítima da pandemia no sistema penitenciário só nesta semana. Na terça-feira, o agente de cadeia PSS Sóstenes do Santos Pereira, 40 anos, morreu em Maringá. Desde o início da pandemia, 689 servidores penitenciários já foram infectados pelo novo coronavírus, havendo 5 óbitos, segundo informações do próprio DEPEN.

Assim como os profissionais de saúde, desde o início da pandemia, os policiais penais e agentes de cadeia não pararam um minuto, atuando muitas vezes como linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, ao fazer escolta de presos infectados para hospitais. Em dezembro, o policial penal Marcos Paulo Teixeira morreu em Londrina após contrair covid numa escolta para o hospital.

A trágica morte de Alexsandro ressalta a importância de que os servidores penitenciários sejam incluídos entre as prioridades de vacinação.  O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 dividiu em 21 os grupos prioritários para receber a imunização contra o coronavírus, sendo o grupo 10 formado pelas “Forças de Segurança e Salvamento”. O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) vem cobrando da SESP, SESA e Secretaria Municipais de Saúde que a categoria seja incluída nesse grupo de vacinação.

TRAJETÓRIA - Alexsandro dos Santos, mais conhecido como Gongom, trabalhava no sistema desde 2008 e, atualmente, estava lotado no lotado na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I). Inconformado com as injustiças sofridas pelos trabalhadores penais, era presença constante nos atos e mobilizações pelos direitos dos servidores. Sempre cheio de humor, a sua disposição em construir um sistema com melhores condições de trabalho fará falta a todos nós.

Esperamos que o Governo do Estado garanta a vacinação com a máxima brevidade para evitar que outros policiais penais aumentem a trágica estatística dessa pandemia.

O SINDARSPEN seguirá dando todo o suporte necessário à família de Gongom.

Alexsandro presente!