Menu

FES realiza reunião sobre Data Base no Auditório Marcelo Pinheiro do SINDARSPEN

Após reunião com o governo, sindicatos definiram ações de mobilização
10/05/2023


*com informações do FES 

 

O SINDARSPEN  e o Fórum das Entidades Sindicais (FES) promoveram duas atividades nesta quarta-feira, 10, sobre a Data-Base. Pela manhã, representantes do FES se reuniram com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e com o diretor geral da Casa Civil, Luciano Borges.E, à tarde, a diretoria do SINDARSPEN recebeu os integrantes do FES para uma reunião de avaliação. Neste momento, foram definidas ações de mobilização dos servidores. 

Na reunião  com a liderança do governo e o diretor geral da Casa Civil, foi informado que em junho o governo deve enviar à Alep projeto de lei concedendo a reposição da inflação de 2022, ou seja 5,79%. 

O SINDARSPEN reiterou que seu posicionamento é pela defesa de que o acúmulo de 42% de defasagem deva ser corrigido junto com os índices atuais, gradativamente, para que a dívida com os servidores não cresça.Dirigentes do FES reivindicaram que o governo apresente o Projeto de Lei para pagamento da Data-Base às lideranças sindicais antes de enviar para a Alep a proposta, abrindo uma mesa de diálogo para negociações com os servidores. 

 

 

MOBILIZAÇÃO

Durante plenária realizada à tarde no Auditório Marcelo Pinheiro, no SINDARSPEN, com participação de sindicatos de todas as regiões do Paraná, foram definidas ações de mobilização pelo pagamento da Data Base.

Vanderleia Leite, presidente do SINDARSPEN, sugeriu que o FES realize uma Audiência Pùblica na Assembleia Legislativa com a participação de representantes do governo. "É importante que, agora, o governo venha apresentar seus argumentos em uma mesa aberta de diálogo e  principalmente ouvir os servidores. Não tem como mais o governo não dialogar, é preciso que se apresente um planejamento sério para o pagamento de uma dívida que tem com os servidores públicos", disse.

Além da realização de uma Audiência Pública, também ficou definido que o FES irá chamar um dia de mobilização com a participação massiva dos servidores das mais diferentes categorias. 

Da mesma forma, os dirigentes sindicais devem fazer um esforço de comunicação e esclarecimento às categorias de servidores sobre as estratégias do governo em relação à data-base e avaliar no horizonte formas de pressão por direitos.