Orgulho de ser Policial Penal passa pela nossa busca incansável por valorização profissional

13/11/2022

Novembro é o mês do Policial Penal e, para celebrar a data, o SINDARSPEN, neste ano, buscou trazer à categoria, momentos voltados à organização da lutas dos servidores do sistema penitenciário voltados à valorização profissional.  O orgulho que cada um dos policiais penais sente em exercer sua profissão, apesar de todas as dificuldades, é fruto também da luta e busca incansável pelo respeito à essa profissão, umas das mais antigas, seja rompendo preconceitos e invisibilidades ou na garantia de melhores condições de trabalho.

Por isso, o SINDARPSEN realizou uma Audiência Pública, no dia 08 de novembro, com a presença, além dos policiais penais, de várias entidades da sociedade civil e representantes do governo. O evento debateu as mudanças na execução penal com a constitucionalização da Polícia Penal no Paraná e, por consequência, a defesa da realização de concurso público e críticas à política de terceirização que já vem sendo efetivada pelo governo do Paraná.  Como encaminhamento, aprovou -se uma moção de repúdio contra a contratação, pelo governo do estado,  de mão de obra terceirizada para exercer atribuições de um policial efetivo.

Ainda integrando a Semana do Dia do Policial Penal, um ato de Posse Simbólica do novo diretor geral do Deppen foi realizado pelo sindicato para celebrar essa conquista histórica reivindicada há tanto tempo pela categoria: pela primeira vez um policial penal assume a direção órgão gestor do sistema penitenciário do Paraná.

Há cerca de duas décadas a categoria persegue esse objetivo. Ainda que a Polícia Penal seja nova no estado, o anseio para que um servidor da área assumisse a Direção Geral do órgão penitenciário é antigo. Desde a época em que eram agentes penitenciários, o Sindicato da categoria já vinha lutando para que a gestão do então Departamento Penitenciário fosse feita por um servidor da pasta.

O policial penal Osvaldo Messias Machado, que assumiu a gestão do Deppen em setembro deste ano, estendeu a homenagem a todos os policiais penais e aproveitou para reiterar que em 2023, um novo concurso público será realizado, atendendo assim as reivindicações do SINDARSPEN. Ele também apresentou a proposta para uma nova carteira funcional que imprima a construção dessa transição de identidade que passa de agente penitenciário para policial penal.

Para encerrar, nos dias 09 e 10 de novembro, os dirigentes sindicais participaram de um Curso de Formação Sindical realizado pelo SINDARSPEN para fortalecer a qualificar ainda mais a atuação sindical e aprimorar o diálogo com a base. Lideranças qualificadas para que sejam, cada um deles, representantes da construção coletiva dos policiais penais em todo o Paraná.

Uma semana que se encerra com o Dia do Policial Penal, comemorado, no Paraná, em 13 de novembro. Data esta que, além de celebrarmos principalmente porque, cada vez mais, buscamos, com importantes conquistas, nosso reconhecimento junto à sociedade e governo, é importante que seja momento também para refletirmos que nada avança sem união.  Juntos sempre seremos mais fortes!

Que neste dia 13 de novembro, dia do Policial Penal, além de celebrarmos, tenhamos orgulho de quem somos, da nossa profissão e, principalmente, da importância do nosso trabalho para a sociedade.

O SINDARSPEN parabeniza a todos e todas policiais penais do Paraná!

Feliz Dia do Policial Penal!