Menu

Policiais penais impedem entrada de celulares, chips drogas em penitenciária em Piraquara


26/05/2022


Os policiais penais da Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II) interceptaram na madrugada desta quinta-feira (26) a entrada de aparelhos celular, carregadores, chips, drogas e ferramentas na unidade.

Durante a ronda intramuros de rotina do Grupo de Segurança Interna da unidade (GSI), eles observaram que a tela de segurança que impede a entrada de arremessos do lado de fora do presídio estava rompida. O GSI avisou os policiais do plantão (equipe Bravo), que intensificaram a fiscalização pelas circuito de TV. Por volta de 2h, um homem começou a se aproximar do muro para fazer as entregas. Pelo lado de dentro da unidade, um preso arremessou uma corda, onde o homem que estava fora amarrava garrafas pets contendo os ilícitos para entrar no presídio.

Foram aprendidas 23 garrafas pets, contendo: 34 aparelhos celular, 44 carregadores de celular 22 chips lacrados, 22 fones de ouvido, uma tela de celular, duas serras de construção, uma broca, dois estiletes, um alicate de corte, duas super colas, nove bexigas grandes, 2 kg de maconha e 5kg de fumo.

A segurança intramuros a serviço da população

A segurança interna das penitenciárias, casas de custódia e cadeias públicas é uma das competências dos policiais penais. “A segurança da sociedade também se faz quando se coíbe o crime dentro dos presídios, pois de dentro das unidades partem ordens de organizações criminosas que aterrorizam a população. O trabalho da Polícia Penal de impedir essas comunicações é fundamental para a segurança de todos”, explica a presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vanderleia Leite.

Parte da equipe de policiais penais que participou da ação