SINDARSPEN cobra urgência nas obras de pavimentação das vias do Complexo de Piraquara

Secretários do município de Piraquara informaram que a previsão para o início do asfaltamento é abril de 2023
16/03/2023

Primeira quinzena de abril é a previsão para o início das obras de pavimentação das vias dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara. A informação foi dada aos diretores do SINDARSPEN pelos Secretários de Obra e de Urbanismo do município de Piraquara, Henrique Cordeiro Mulhenhoff e Thiago Alves, respectivamente. Essa é uma demanda antiga dos policiais penais de Curitiba e Região e que vem sendo pauta das ações do sindicato nos últimos anos.

O vice-presidente do Sindarspen, Ivolcir Bomfim e os diretores Dejanira Veloso e Luiz Carlos Lima se reuniram, nesta quinta-feira, 16/03, com os secretários da cidade de Piraquara para pedir urgência na solução para as estradas no entorno e dentro do Complexo Penitenciário. A falta de asfaltamento tem sido um agravante para a segurança do trabalho dos policiais penais, com relatos de acidentes já ocorridos em escoltas e outros serviços do sistema penitenciário do Paraná.

Obras terão início em abril

O Secretário de Urbanismo de Piraquara, Thiago Alves,  informou que toda a tramitação legal da licitação para o início da pavimentação já foi finalizada e, por isso, no começo de abril as obras terão início com previsão de 9 meses para o seu término. Além desta informação, Thiago apresentou o projeto e contrato aos diretores do sindicato.

A empresa FAUSTO TERRAPLANAGEM, PAVIMENTAÇÃO E SERVIÇOS EIRELI, contratada para o serviço, será responsável pela execução da pavimentação de uma área de 45 mil metros quadrados, sendo um trecho de 6,6 km de extensão em um investimento de R$ 9,6 milhões firmados com o governo do Estado. O município de Piraquara foi o responsável pela elaboração dos projetos.

SINDARSPEN na luta

Nos últimos anos, o SINDARPSEN enviou ofícios e realizou várias reuniões com os órgãos responsáveis pautando essa demanda. Em 2017, o sindicato oficiou tanto governo do estado como a Prefeitura de Piraquara solicitando a pavimentação.

Já em setembro de 2018, à época, o Secretário de Administração Penitenciária, Coronel Élio Manoel , informou em reunião com o sindicato e Prefeitura de Piraquara que o estado já teria destinado recursos para as obras com previsão para início em dezembro de 2019, o que acabou não ocorrendo.

Em 2020, a direção do sindicato novamente solicitou informações sobre os prazos das obras, conforme ofício.

Os diretores do SINDARSPEN destacaram que já existe uma espera de quase 4 décadas para a solução deste problema. “Essa questão é urgente, pois é um agravante que não tem garantido seguras condições de trabalho para os servidores do Complexo. Por se tratar de um perímetro de segurança, coloca em risco as escoltas para tratamento de saúde e mais grave ainda se for necessário um deslocamento rápido para conter rebeliões, motins, tentativas de arrebatamentos e outros casos, sem contar o desgaste dos veículos dos servidores que por ali circulam,” disse Bomfim.

O SINDARSPEN continuará acompanhando até que as obras sejam efetivadas.