SINDARSPEN convoca policiais penais da classe III com promoção atrasada para reunião sobre o tema

O descaso e a diferença no tratamento com os policiais penais se tornam ainda mais evidente quando se vê que o Governo do Estado não tem garantido isonomia com outras categorias do funcionalismo público, deixando claro que tudo não passa de falta de vontade política para garantir os direitos dos policiais penais
06/05/2021

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná convoca os servidores da classe III do QPPE que estão com promoção atrasada para uma reunião online nesta sexta-feira (07/05), com o objetivo de debater novas estratégias de luta para que o Governo do Estado garanta o direito desses trabalhadores. A reunião será especificamente sobre esse tema.

Ao todo, cerca de 900 policiais penais que estão na classe III do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) já possuem tempo para a promoção para a classe II, mas não tiveram esse direito respeitado pelo governador. Há pessoas aguardando há 3 anos por isso.

O SINDARSPEN tem protocolado reiterados pedidos à Casa Civil, ao Comitê de Política Salarial (CPS), à SESP e à Liderança do Governo na Assembleia Legislativa, mas até o momento não obteve uma resposta conclusiva a respeito. Na semana passada, a entidade pediu também apoio ao deputado estadual Fernando Francischini (PSL), que se comprometeu com a pauta.

Atualmente, a situação está na Casa Civil, aguardando retorno da análise do CPS. Vale lembrar que o processo só chegou ao Comitê graças à pressão das mobilizações que o Sindicato realizou em fevereiro e março, com a barraca da resistência montada em frente ao Palácio, e que contou com a participação de servidores de várias cidades no estado.

Além do ajuste orçamentário para o pagamento, o governo alega que a maior barreira é a Lei Federal 173/2020, que proíbe o acréscimo de despesas com o funcionalismo público durante a pandemia. A Procuradoria Geral do Estado afirma que o pagamento das promoções atrasadas dos policiais penais fere essa lei.

O SINDARSPEN tem entendimento diferente e já apresentou estudos jurídicos mostrando que é possível que o governo honre com o devido aos policiais penais sem ferir a Lei 173.

O descaso e a diferença no tratamento com os policiais penais se torna ainda mais evidente quando se vê que o Governo do Estado arrumou meios de garantir a promoção para policiais militares, deixando claro que tudo não passa de falta de vontade política para garantir também os direitos dos policiais penais.

Exigimos tratamento igualitário com as demais carreiras da segurança pública. “Não vamos aceitar, mais uma vez, a falta de isonomia no tratamento aos policiais penais”, afirma o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda.

Reunião online sobre o pagamento das promoções atrasadas

07/05, às 20h

O link será divulgado uma hora antes.

Contamos com a presença de todos para que definamos novas estratégias de luta!