Menu

SINDARSPEN propõe ao DEPPEN ações voltadas para as servidoras no sistema penitenciário do Paraná


10/03/2023


Antes mesmo do mês de março, o Mês da Mulher, a diretoria do SINDARSPEN, em reunião com o DEPPEN, encaminhou uma série de reivindicações voltadas à garantia de melhores condições de trabalho, assegurando respeito, proteção e valorização das mulheres policiais penais no ambiente de trabalho.  

Entre as solicitações feitas em reunião para o Corregedor Geral do DEPPEN, Deivid Duarte, e também via ofício, estão a criação de um canal de denúncias específico para as mulheres que desejem reportar violações de seus direitos; que as comissões de Processo Administrativo Disciplinar e de Sindicâncias que venham a ser instauradas com a finalidade de averiguar possíveis violações dos direitos das mulheres, sejam compostas por policiais penais do sexo feminino. Além disso, que no mês de março, uma campanha seja realizada dentro do DEPPEN afim de conscientizar e incentivar práticas saudáveis à proteção da mulher.  

Em resposta às reivindicações do SINDARSPEN voltadas às melhores condições de trabalho das servidoras mulheres do sistema penitenciário do Paraná, a Corregedoria do DEPPEN informou que a criação de um canal específico para denúncias já está em tratativas junto à Ouvidora do mesmo órgão.  

E ainda que, junto à Corregedoria existem três policiais penais do sexo feminino no quadro dos seus servidores com dedicação exclusiva para o desempenho de funções nas Comissões de Sindicância, PADs, etc.  

Por fim, também informou a Corregedoria, que já se deu início a uma Campanha Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, de cunho educativo, visando a implementação da cultura do respeito às diferenças e a tolerância no âmbito da Polícia Penal do Paraná.  

Para a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, é de suma importância que as policiais penais sejam ouvidas, sempre. “É muito importante estas iniciativas e respostas da Corregedoria do Deppen, pois há bastante tempo as policiais penais reivindicam serem ouvidas. Inclusive, em 2018, o SINDARSPEN realizou uma importante pesquisa sobre as condições de trabalho e nesta, as servidoras elencaram, dentre os vários temas, a importância de se ter políticas voltadas ao combate do assédio moral e sexual,” destaca.  

CAMPANHA DO SINDARSPEN 

No mês de março, também o SINDARSPEN promove a Campanha “No Dia da Mulher, respeito, proteção, apoio e valorização profissional são as maiores homenagens.”

Nas unidades e redes, cartazes e cards serão divulgados com o objetivo de convidar homens e mulheres a se unirem para mudar um cenário com dados preocupantes relacionados à violência de gênero, desvalorização profissional e respeito nos ambientes de trabalho.