SINDARSPEN quer arquivamento de protocolo que pretende alterar escala de policiais penais

Proposta do Depen é de aumentar em 12 horas a carga horária mensal dos servidores sem qualquer acréscimo no salário. Após reunião com o sindicato, Departamento disse que vai arquivar o protocolo.
12/03/2021

A diretoria do SINDARSPEN esteve nesta quinta-feira (12) na sede do DEPEN, em Curitiba, para cobrar providências quanto ao arquivamento do protocolo 16.673.018-0, que pretende alterar a escala dos policiais penais, aumentando em 12 horas a carga horária mensal dos servidores sem qualquer acréscimo no salário.

A medida descabida busca reduzir os problemas enfrentados no sistema penitenciário diante do déficit de servidores para trabalhar nas unidades, penalizando ainda mais os policiais penais já tão sobrecarregados. O Sindicato ressaltou que diante de tantos ataques aos direitos da categoria, não era aceitável que houvesse mais sacrifício imposto a trabalhadores que estão adoecendo nas unidades penais. “Ainda mais mexendo em um ponto tão sensível quanto a nossa escala, que é resultado de uma conquista histórica da nossa categoria. Mexer na nossa escala, só se for pra melhorar nossas condições de trabalho. Se for para nos sacrificar ainda mais sem qualquer compensação, que a escala siga intocável”, destacou o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda.

Reduzir uma folga de 12 horas mensais do policial penal é aumentar a carga de trabalho e de estresse num ambiente de trabalho já tão tenso. Não há nada, nem qualquer contexto que justifique isso.

Para o SINDARSPEN, em um momento em que se debate o fortalecimento do futuro Departamento de Polícia Penal, que terá protagonismo dos policiais penais na condução de seus rumos, é inconcebível que o DEPEN tome medidas que prejudiquem a corporação, principalmente, se essas medidas partirem de policiais penais que integram a gestão do Departamento e conhecem os enormes desafios que a categoria enfrenta em seu dia-a-dia no fundo de uma cadeia.

Tão logo a notícia das intenções do Departamento Penitenciário de alteração da escala se tornaram públicas, na terça-feira pelo SINDARSPEN, os policiais penais reagiram em todo estado. A categoria também recebeu apoio da UFS (União dos Servidores das Forças de Segurança Pública do Paraná), que reforçou a mobilização nas redes sociais.

Diante de todas as ponderações, o vice-diretor do DEPEN, Luiz Silveira, que recebeu o SINDARSPEN para tratar da questão, se comprometeu em trabalhar pelo arquivamento do protocolo.

O SINDARSPEN seguirá acompanhando a questão até que a proposta seja, de fato, arquivada.

Além do presidente do sindicato, participaram da reunião pelo SINDARSPEN os dirigentes Petruska Sviercoski, Rodrigo Fontoura, Almir Rodrigo, Luiz Carlos Lima e Paulo Idalécio, e o delegado sindical da CPAI, Cristiano Luz, além do filiado Rodrigo Remes, da CCSJP.

Tags: escala