Menu

Prefeitura de Piraquara apresenta projeto para asfaltar Complexo Penitenciário e imediações


24/09/2018


Na última sexta-feira (21), o secretário de Infraestrutura de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima, apresentou para o secretário Especial de Administração Penitenciária (SEPEN), Coronel Élio Manoel, para a Direção do DEPEN e para o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda, o projeto de execução das obras de revitalização do Complexo Penitenciário de Piraquara.

O projeto será executado dentro do Complexo e nas imediações da área, como a Vila Militar e a Vila Macedo. A execução das obras será da Prefeitura, sendo que os custos nos bairros vizinhos às unidades penais serão da Prefeitura e dentro do Complexo serão do Governo do Estado. Segundo o Coronel Élio, o Estado já tem R$ 4 milhões destinados para esse fim.

A previsão dada pela Prefeitura de Piraquara é de as obras sejam concluídas em dezembro de 2019. A revitalização da infraestrutura do Complexo é essencial para garantir mais segurança nas unidades penais.
 
 
Segurança no Complexo de Piraquara
 
Durante a reunião o SINDARSPEN também questionou sobre os investimentos na segurança do Complexo. De acordo com o titular da SEPEN, o Departamento Penitenciário já trabalha na elaboração de um projeto para melhorar a segurança no local.

Entre as obras previstas no projeto, estão: blindagem das guaritas, fortalecimento de estrutura dos muros com chapas de aço, melhoria da iluminação, criação de uma muralha digital (câmeras que identificam entrada de objetos) e aquisição de drones com visão noturna. 

Coronel Élio não informou o prazo para que tudo seja implantado, mas declarou que diante da necessidade urgente em decorrência dos ataques ocorridos no Complexo, as aquisições serão feitas com dispensa de licitação, o que deve acelerar o processo de compra. 

O diretor e o vice diretor do DEPEN, Francisco Caricati e Thorstein Ferraz, também acompanharam a reunião. 

A diretoria do Sindicato vai seguir acompanhando e pressionando para que os projetos saim do papel.
Tags: