Menu

Acusados de assassinar o policial penal Gesiel Palma vão a júri popular nesta terça feira, 19


18/03/2024


 

Nesta terça feira, 19, em Londrina, acontecerá o júri popular sobre o assassinato do policial penal Gesiel Araújo Palma, ocorrido em 2016. O vice presidente do SINDARSPEN, Ivolcir Bomfim, os diretores sindicais Cristiano da Luz e Valmir Tolovi, acompanhados do advogado do sindicato, Dr. Mário Barbosa, acompanharão presencialmente o julgamento. 

O policial penal Gesiel Araújo Palma, lotado na Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II), da Equipe Charlie, foi executado na manhã do dia 18 de abril de 2016 dentro do seu veículo, na região de Londrina. O veículo do policial penal estava com problemas e por isso ele parou esperando socorro mecânico. E, nesse momento outro veículo passou e efetuou vários disparos de arma de fogo contra ele. O servidor foi alvejado pelo menos quatro vezes no tórax. O Siate foi chamado para prestar atendimento, mas Palma já estava morto.

A morte teria sido encomendada por uma facção criminosa que tinha objetivo de executar policiais penais. Serão julgadas dez pessoas acusadas do crime e que estão detidas aguardando julgamento. Eduardo Sena, acusado de ser o mandante do crime foi julgado em 2021 e condenado a 32 anos de prisão.

Eduardo Sena Gonçalves foi o primeiro dos onze acusados a sentar no banco dos réus. Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por ter impossibilitado a defesa da vítima e por ter matado um policial penal por exercer sua profissão. Ele também foi condenado por associação a organização criminal e organização criminosa armada. 

Desde a morte de Gesiel, o SINDARSPEN ofereceu todo o suporte jurídico para a família de Gesiel. O advogado da entidade especialista em Direito Penal, Mário Barbosa, bem como a diretoria da entidade acompanha o processo desde o início. A expectativa, portanto, é que os demais envolvidos sejam também condenados destacando que este é um crime em decorrência do exercício da profissão.

Serão julgados nessa terça feira, 19, os réus: Alex Junio dos Santos, Charles de Oliveira Mendes, Gabriel Mendonça, Henry Heidy Moryama, Jean Rodrigues da Silva, Jonathan Hetfield de Souza, Rodrigo Aparecido Lourenço, Thiago Mantovani Bezerra, Ulisses Wanderley Vaz e Wyllyan Pereira Camargo.

A sessão do julgamento será transmitida online pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no youtube.

Tags: