Agentes penitenciários do PR fazem caravana até Brasília para se manifestar contra a PEC 287

Trabalhadores exigem o reconhecimento de uma aposentadoria d
20/02/2018

Os agentes penitenciários do Paraná participam nesta semana de mobilização em Brasília contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer com a PEC 287.

Dois ônibus levando agentes de Curitiba e do interior saíram na tarde do último domingo rumo à capital federal. 60 agentes integram a caravana do SINDARSPEN.
Nesta segunda (19), eles participaram do Seminário “A Previdência Social que queremos”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. O diretor jurídico do SINDARSPEN, Ricardo Miranda, representou os agentes penitenciários de todo o país na mesa do evento.

“Nós somos contra essa reforma porque não vamos admitir trabalhar até os 65 anos em penitenciárias superlotadas, ficando doentes, sendo reféns de rebelião e morrendo na rua”, destacou Ricardo, usando dados da publicação Operários do Cárcere, para embasar seus argumentos. “Fizemos uma pesquisa com a nossa categoria que mostrou que mais de 60% dos agentes do Paraná se sente doente, muitos de nós toma remédio pra problemas psicológico por causa do nosso trabalho”, argumentou.

O representante dos agentes deixou claro que a categoria não vai esmorecer da luta por uma aposentadoria justa e digna e lembrou de outras lutas dos agentes, como a aprovação da PEC da Polícia Penal. “Hoje estamos trabalhando sem ter uma regulamentação, sem ter um reconhecimento constitucional e ainda estamos sendo boicotados pelo governo federal. A nossa vida não vai ser objeto de lucro pra banqueiro”, salientou.

Clique aqui e assista à íntegra do pronunciamento.

Nesta terça (20), a programação segue em Brasília, onde os agentes participam, no Senado Federal, da audiência pública “A situação dos aposentados e pensionistas”. De tarde, as atividades serão de visita aos gabinetes dos deputados federais na Câmara, pressionando pela não aprovação da reforma da Previdência.

“Precisamos seguir a pressão porque há rumores em Brasília de que o governo pode barganhar a aprovação de outras PECs de interesse dos deputados para suspender a intervenção no Rio e aprovar essas matérias junto com a PEC 287 em troca de apoio à reforma da Previdência”, esclarece o vice presidente do SINDARSPEN, José Roberto Neves.

Ícones de luta

Em maio de 2017, os agentes penitenciários protagonizaram uma das mais emblemáticas manifestações de trabalhadores contra a PEC 287, quando ocuparam a reunião da Comissão Especial que analisa a matéria na Câmara, em protesto pelo não reconhecimento da natureza especial da atividade penitenciária. Parte dos manifestantes era do PR.

Os agentes do Paraná também tiveram destaque na luta durante a greve nacional da categoria contra a PEC 287. No PR, a greve teve adesão em todas as unidades.

“Vamos seguir na luta pela garantia de uma aposentadoria digna e justa e não vamos medir esforços pra conseguir isso”, destacou o diretor jurídico do SINDARSPEN, que participou da ocupação no ano passado.