Concurso e promoções foram temas da reunião na Secretaria de Administração e Previdência

25/01/2018

Nesta quinta feira, dia 25 de janeiro, representantes do SINDARSPEN estiveram reunidos com o diretor geral da Secretaria de Administração e Previdência do Paraná (SEAP) Francisco Cesar Farah.

Foram levantadas várias demandas urgentes a serem resolvidas, como por exemplo, a falta de vagas na classe II para promoção e a realização de concurso público. Estiveram presentes os dirigentes sindicais Petruska Sviercoski, Ricardo Miranda, Vanderleia Pereira Leite, Luís Lima e o agente penitenciário Daniel Molina.

Com dados em mãos, alguns deles subsidiados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP-PR), o Sindicato apresentou o quadro geral para que sejam resolvidas as promoções de classe de nível 3 para o nível 2. Num total de 4 mil vagas, a proporção de vagas é de 60% para classe 3, de 20% para classe 2 e também de 20% para classe 1. Além disso, existem hoje 60 pedidos parados por falta de vagas no nível 2.

Em resposta, o diretor Francisco Farah solicitou ao setor técnico da Secretaria, a realização de um estudo do impacto financeiro para efetuar a modificação na distribuição das vagas dentro do quadro geral, como medida emergencial até que o plano de carreira seja concretizado.

Ficou definido que na próxima semana os primeiros levantamentos deste estudo serão apresentados em nova reunião com o SINDARSPEN. Importante informar que a criação do quadro (abertura de vagas) é feita por lei. Já a distribuição é por decreto, o que trará mais agilidade ao processo.

CONCURSO

Diante das últimas rebeliões e do episódio em Ponta Grossa, com dois agentes reféns, o diretor jurídico do SINDARSPEN, Ricardo Miranda, afirmou que "a contratação de mais agentes penitenciários é medida mais que necessária, para que a execução penal seja efetivada com segurança e sem danos, inclusive, aos cofres públicos." Citou que há várias danificações nas unidades prisionais decorrentes das rebeliões. "O aumento de efetivo trará condições para diminuir estes episódios que trazem tanto prejuízo com as reformas."

Atualmente, informou o Sindicato, existem 800 vagas em aberto na classe 3. Foi feita a solicitação para que estas sejam preenchidas ainda em 2018 com a realização de concurso público.

A Secretaria de Administração se comprometeu também em fazer um levantamento técnico dos impactos financeiros para o preenchimento das vagas e apresentar ao Governador.