DIA DO POLICIAL PENAL: SINDARSPEN em parceria com o DEPPEN realiza o debate A Polícia Penal no contexto da Segurança Pública

31/10/2023

Como em todos os anos, no mês de novembro, o SINDARSPEN realiza atividades em alusão ao Dia do Policial Penal que se comemora na data de 13/11. A Lei 21.189, de 18 de agosto de 2022, sancionada pela Assembleia Legislativa do Paraná, instituiu o Dia do Policial Penal a ser realizado anualmente no dia 13 de novembro.

Em 2023, será realizado em parceria com o DEPPEN/PR, no dia 08/11, às 09h, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SESP/PR), o debate A Polícia Penal no contexto da Segurança Pública do Paraná, com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre a valorização da carreira dos policiais penais no Estado.

Participarão do debate representantes do SINDARSPEN, da SESP/PR, do DEPPEN/PR, da AGEPPEN BRASIL, da Comissão de Segurança da ALEP e da Liderança do Governo na ALEP.

Muitas lutas feitas com coragem pela categoria trouxeram importantes mudanças, de agentes penitenciários passaram a ser reconhecidos como policiais penais. Com a aprovação da PEC da Polícia Penal no país e no Estado houve avanços na valorização da nossa carreira, o que possibilitará, portanto, dar os próximos passos que incluem, por exemplo, o debate sobre a Lei Orgânica e alterações importantes no Quadro Próprio da Polícia Penal, equiparando nossa carreira às demais carreiras da polícia no Paraná.

Por isso, o SINDARSPEN em parceria com o DEPPEN, realizará este importante evento com representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, além da nossa entidade sindical nacional.  “Sempre priorizamos o diálogo como forma de apresentar nossas demandas e propostas para aprimorar nossa carreira. Por isso, na semana que antecede o Dia do Policial Penal do Paraná propomos este espaço de reflexão junto aos representantes do governo, Assembleia Legislativa e a categoria com objetivo de lembrarmos juntos de onde viemos para saber onde queremos chegar”, diz a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite.

Todos os policiais penais do Paraná estão convidados a participar presencialmente do evento. Os filiados do interior poderão procurar os delegados e diretores sindicais para maiores informações sobre as caravanas.

TRANSMISSÃO ONLINE:

Para propiciar ampla participação da categoria, o SINDARSPEN realizará transmissão online do evento em suas redes sociais.

A diretoria do DEPPEN se comprometeu também com o sindicato em garantir que os policiais penais, sem prejuízo da segurança dos estabelecimentos prisionais, possam assistir das unidades.

ALMOÇO:

Aos participantes credenciados no dia do debate, será oferecido um almoço ao final do evento. Para aqueles servidores que estiverem de plantão, o DEPPEN se encarregará de oferecer uma almoço especial neste dia.

Brindes no Dia do Policial Penal

Até o dia 13 de novembro, Dia do Policial Penal do Paraná, os filiados receberão brindes especiais elaborados pelo SINDARSPEN. Neste ano, a equipe de comunicação do sindicato produziu fotos que retratam o dia a dia do policial penal e o orgulho pela profissão. Estas imagens ilustrarão calendários de mesa e bolso do ano de 2024 que serão entregues como forma de homenagem à categoria.

Os aposentados poderão retirar seu Kit de brindes nos escritórios do SINDARSPEN ou entrar em contato com o Setor Administrativo do sindicato através do número (44) 988151383.