SINDARSPEN pede apoio à adequação da carreira em evento que homenageou os policiais penais na ALEP

14/11/2023

Por proposição do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Luiz Traiano (PSD), do primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), da deputada Flávia Francischini (União Brasil) e do deputado Tito Barrichello (União Brasil) foi realizada nesta segunda-feira (13), a sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Penal no Paraná, na Assembleia Legislativa do Paraná

A diretoria do SINDARSPEN esteve presente e o seu vice-presidente, Ivolcir Bomfim, integrou a mesa junto às autoridades, representando o sindicato. Bomfim relembrou a origem do Dia do Policial Penal que levou à óbito um colega de profissão justamente por falta de condições seguras e dignas de trabalho e pediu apoio dos deputados e representantes do governo para a proposta de adequação do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP).

“No dia 13 de novembro de 1989, perdemos lamentavelmente o companheiro Adalberto e nós nunca esqueceremos nessa data. Essas tragédias aconteciam porque faltava investimento, metodologia de trabalho. E, foi por isso que essa categoria aqui lutou para que hoje tivéssemos a Polícia Penal,” relembrou.

O vice presidente do SINDARSPEN também falou sobre a proposta de adequação do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) que já vem sendo debatido há meses com a categoria, foi aprovado pelo Conselho da Polícia Penal e que deve ser levado oficialmente, via DEPPEN, ao Secretário de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira.

“Foi falado aqui por todos sobre a importância de se valorizar a carreira dos policiais penais. Vai chegar em breve na Assembleia para o debate e apreciação de vocês um projeto nosso já dialogado entre os nossos pares para a adequação da nossa carreira. Essa proposta é baseada em quatro pilares. Entre os pontos principais a serem alterados, cito a exigência de Curso Superior para ingresso na carreira, tabela de subsídio com vagas universais, que podem ser utilizadas para a promoção em qualquer classe; interstício de dois anos para as promoções e uma projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos,” finalizou Bomfim. A proposta de alteração do QPPP foi apresentada no dia 08 de novembro, durante o Evento Comemorativo do Dia do Policial Penal organizado pelo SINDARSPEN em parceria com o DEPPEN.

Com tudo alinhado entre SINDARSPEN, DEPPEN e SESP, essa proposta deverá tramitar pela Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) e Casa Civil, até finalmente seguir para a Assembleia Legislativa  como projeto de lei a ser votado naquela casa de leis. A diretoria do sindicato ressalta que essa adequação na carreira é prioridade absoluta da categoria e que a mesma não pode ser confundida com a também necessária Lei Orgânica da Polícia Penal, cujo projeto está sendo preparado pelo DEPPEN, e que oportunamente o SINDARSPEN deverá ser chamado para conhecer e debater seus pontos.

Deputados defendem a valorização da carreira da Polícia Penal

Proponente da sessão solene em homenagem aos Policiais Penais, o deputado Tito Barrichello (União Brasil), defendeu que sejam garantidas melhorias à carreira dos policiais penais.

“A Polícia Penal foi reestruturada no governo Ratinho Júnior, que melhorou em muito as condições de trabalho dos nossos Policiais Penais aqui no Paraná. Mas precisamos melhorar ainda mais. Nós vamos aproveitar esta audiência pública mais para ouvir, do que falar, porque nós queremos escutar a Polícia Penal, compreender os seus problemas, compreender as suas necessidades. Eu vou expor alguns dados em relação à saúde pública que são alarmantes, que afligem o nosso Policial Penal, por isso a importância desta reunião de hoje”, completou o deputado Barichello.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, igualmente proponente da homenagem aos Policiais Penais, declarou que “essa homenagem é um reconhecimento da Assembleia Legislativa e, por consequência, do povo do Paraná, ao trabalho desenvolvido por nossos policiais penais: uma das profissões mais desafiadoras da carreira pública, um trabalho que exige muito preparo físico e mental para enfrentar as situações de constante tensão no seu dia-a-dia. Os policiais penais são os guardiões silenciosos da justiça, atuando para a preservação da segurança e da dignidade humana”.

A deputado Flávia Francischini (União Brasil), proponente da sessão solene, ressaltou a importância do Policial Penal para as Forças de Segurança do Paraná. “Já houve alguns avanços e há muito mais coisas que precisam ser feitas e trabalhadas em conjunto, especialmente aqui na Assembleia. A gente tem que pensar nessas pessoas que são pessoas ligadas à segurança, são pessoas extremamente importantes, que cuidam da gente, das nossas famílias. E quanto mais a gente puder pensar nelas em projetos de lei, em requerimentos, em medidas protetivas para essas pessoas, de forma que elas sempre estejam equilibradas para, também, poderem cuidar das suas famílias”.

Ao final do evento, os policiais penais foram homenageados recebendo uma menção honrosa das mãos dos proponentes da sessão.

Matéria com informações da assessoria de comunicação da ALEP