SESP irá encaminhar proposta de adequação do QPPP defendida pelo SINDARSPEN

26/03/2024

Em reunião, nesta segunda feira, 25, com o secretário de segurança do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira e equipe da SESP/PR, a diretoria do SINDARSPEN pediu providências quanto ao encaminhamento para a tramitação da proposta de adequação do Quadro Próprio da Polícia Penal do Paraná (QPPP). Em resposta, o secretário confirmou que o anteprojeto de lei defendido pelo SINDARSPEN será encaminhado na semana que vem para análise da Secretaria de Administração e da Previdência do Paraná (SEAP). Esteve presente nesta reunião o diretor geral do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, que também expressou seu apoio à esta pauta da categoria.

A equipe da SESP apresentou inicialmente uma análise sobre a proposta, assinalando especialmente os pontos mais importantes como: tabela de subsídio com vagas universais aplicáveis para promoções em qualquer classe; projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos; sendo um importante avanço especialmente para garantir melhores condições de vida aos aposentados que tem paridade, interstício de dois anos para as promoções e a exigência de curso superior (em qualquer área) para ingresso na carreira.

O secretário assentiu com a proposta feita pelo sindicato, tratando desta forma com isonomia todas as forças de segurança. “Nosso diálogo com os representantes das forças é contínuo. Estamos sempre abertos a debater e analisar todas as necessidades para que nosso servidor que está na ponta se sinta bem representado por nossa gestão”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Para a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, a reunião e o compromisso do secretário e equipe são extremamente importantes e animadores para a categoria que aguarda por esse avanço. "Nosso projeto, que consideramos prioritário para carreira, trará o respeito merecido à nossa categoria, ao trabalho que é desenvolvido pelos policiais penais que assumiram tantas atribuições com o advento da Polícia Penal na Constituição do Estado de Paraná e na Constituição Federal,” destacou.

Já para o diretor geral do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, a proposta vem trazer ainda mais valorização para a carreira dos policiais penais. “Estamos nos equiparando a outras carreiras da segurança do Paraná, o que é bastante importante e atrativo para que os servidores queiram entrar e ficar no sistema penitenciário do Paraná,” disse.

Importante destacar que esta é a segunda reunião realizada junto a SESP para tratar do tema do QPPP. Em janeiro deste ano, a diretoria do SINDARSPEN reiterou a necessidade de readequação do QPPP de acordo com a proposta debatida com os trabalhadores policiais penais e encaminhada para o DEPPEN, sendo uma demanda prioritária para 2024. Essa proposta, alinhada ao consenso da categoria, já conta com o apoio unânime da administração do DEPPEN, tendo sido aprovada por unanimidade no Conselho da Polícia Penal.

Operação Guaíra

Durante a reunião também foi abordado o tema da Operação Guaíra, levando para o Secretário as reivindicações dos policiais penais envolvidos, sobretudo na solicitação da volta do caráter voluntário da operação e do pagamento das diárias de viagens àqueles que se voluntariarem a participar. Na oportunidade foi entregue um expediente oficial do SINDARSPEN com as reivindicações dos policiais penais. O secretário se comprometeu em buscar uma solução junto ao DEPPEN para atender esta demanda. A diretoria do sindicato já havia tratado do mesmo tema, no início de fevereiro, em reunião anterior com o diretor geral do DEPPEN.

Estiveram presentes na reunião, pelo SINDARSPEN, além da presidente, os diretores José Roberto Neves, Cristiano da Luz, Rodrigo Fontoura e o advogado do sindicato, Paulo Horácio.