DATA BASE: Governador anuncia reposição salarial de 5,79% para servidores públicos

31/03/2023

O governador Ratinho Jr. anunciou hoje que irá enviar projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com proposta de reposição salarial de 5,79% para os servidores do Estado, a ser incorporada a partir de agosto.

O anúncio de hoje foi feito depois de semanas de articulação dos sindicatos que integram o Fórum de Entidades Sindicais (FES). Ainda que longe das expectativas dos servidores, diante da defasagem de mais de 7 anos, o índice anunciado foi resultado das negociações e articulação do colegiado de servidores.

O SINDARSPEN defende que o acúmulo de 42% de defasagem deva ser corrigido junto com os índices atuais, gradativamente, para que a divida com os servidores nao cresça e também que o pagamento da reposição salarial seja feita em maio que é o mês de referência da reposição da inflação e não somente em agosto como anunciado pelo governador.

Com esse anúncio feito pelo Governador Ratinho Jr, o índice que será pago é integral referente ao exercício deste ano, algo que já não acontecia há algum tempo. Porém não adicionou a esse valor nada do que se tem em atraso.

Nos próximos dias, o SINDARSPEN se certificará se realmente não está incluso os 3,39% fruto de ação judicial, pois entende que o governo deva pagar integralmente a dívida do período, sem prejuízo do índice que está em trâmite na justiça.

O conjunto de sindicatos que compoem o FES farão uma avaliação nos próximos dias sobre o índice anunciado, ao tempo em que continuará as mobilizações na Alep durante a tramitação do projeto de lei dessa data base.