Em reunião com a Casa Civil, sindicato falou sobre pautas de interesse dos Policiais Penais com destaque à adequação do QPPP

26/04/2024

A diretoria do SINDARSPEN nos últimos meses tem trabalhado e dialogado junto aos órgãos responsáveis do governo estadual sobre a tramitação do projeto de adequação do Quadro Próprio da Polícia Penal do Paraná (QPPP) para ser votado e aprovado ainda neste ano. Nesta quinta feira, 25, em reunião na Casa Civil, o sindicato tratou de questões de interesse da categoria, com destaque à proposta de adequação do QPPP. A presidente e o vice presidente do SINDARSPEN foram recebidos pelo diretor geral Maiquel Zimann e o diretor de Ação Estratégica e Acompanhamento Fiscal, Luiz Budal.

A proposta foi aprovada pelo Conselho da Polícia Penal, incorporada pelo DEPPEN e já recebeu o apoio da SESP-PR e da Liderança  do governo na Alep. A adequação do QPPP tem como ponto central a valorização dos serviços penais por meio de uma projeção de reajuste na tabela de subsídio dos policiais penais pelos próximos três anos, como já vem adequadamente ocorrendo nas outras carreiras das forças de segurança civil do Estado.

O encontro na Casa Civil, nesse momento, foi salutar para ir ambientando todos aqueles órgãos do governo por onde essa proposta passará, sobre a importância desse projeto para os policiais penais e para os serviços penais, e também para promover uma melhor organização administrativa do Estado com a padronização e valorização das carreiras de polícia.

Além da projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos, a proposta ainda propõe o estabelecimento de vagas universais para  promoção com interstício de dois anos e a definição de curso superior para ingresso na carreira.

O diretor geral da Casa Civil ouviu atentamente os dirigentes sindicais e disse que conversará com o secretário de segurança e combinou de chamar o sindicato novamente para mais uma conversa nos próximos dias, enquanto o projeto estiver em tramitação nos órgãos do governo.

A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, reiterou a necessidade de se valorizar a carreira dos policiais penais que nos últimos anos tem exercido várias funções e garantido um trabalho de excelência no sistema penitenciário do Paraná. “A adequação do QPPP é um importante avanço no sentido da valorização da carreira destes servidores que, com a criação da Polícia Penal, aumentaram as funções que exercem no seu cotidiano”, disse.

A proposta que tramita em processo com origem no DEPPEN-PR está na SESP aguardando para ser encaminhada para a apreciação dos demais órgãos de governo. De acordo com o diretor geral do DEPPEN na próxima segunda feira, 29, na SESP-PR será realizada uma reunião conjunta com a participação do SINDARSPEN para tratar também desta pauta.