Menu

SINDARSPEN segue na luta pela redistribuição de vagas para a promoção dos policiais penais


30/05/2023


 

A diretoria do SINDARSPEN vem trabalhando incansavelmente pela celeridade do processo de aprovação e tramitação para a primeira promoção. Além da diligência semanalmente nos órgãos competentes, o SINDARSPEN atua, por meio da sua representação no Conselho da Polícia Penal, sugerindo e debatendo questões que viabilizem as promoções para todos que estejam no tempo de se promover. 

Em conversas da diretoria do sindicato com o Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, sobre a tramitação do processo de redistribuição de vagas, o mesmo reiterou seu apoio para que todos os policiais penais, em tempo de se promover, possam ter a oportunidade e as vagas que forem necessárias para o desenvolvimento na carreira, se colocando à disposição de dialogar com outros órgãos de governo sobre a necessidade dos policiais penais terem esse pleito atendido.

Nesta segunda feira, 29/05, atendendo a solicitação do sindicato a despeito da tramitação do processo, o Secretário de Segurança informou à presidente, Vanderleia Leite, que já está ajustando com a Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP)  e oportunamente com a Casa Civil, para que em breve seja assinado pelo Governador o decreto de redistribuição de vagas. A diretoria do sindicato reiterou ao secretário que a categoria conta com o trabalho da SESP para que este direito seja assegurado e resolvido o mais breve possivel. 

“Estamos buscando que essa pauta seja o mais breve resolvida trazendo mais tranquilidade aos policiais penais que tem o direito à promoção. Nossa luta é pela redistribuição de vagas para que todos aqueles que preencham os requisitos para promover em 2023, tenham suas vagas asseguradas” diz a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite.

Nesta terça feira, 30/05, inclusive, o SINDARSPEN tomou conhecimento da publicação pelo Departamento de Recursos Humanos da SEAP (DRH) da Orientação Técnica no. 010/2023, com autorização geral de despesas  para concessão das Promoções e Progressões para todas as carreiras do Poder Executivo, além das oirentações de fluxo e documentações. Por isso, o sindicato acredita que nos próximos dias, contando com o compromisso do Secretário, o decreto para a redistribuição de vagas da Polícia Penal já esteja consolidado. 

 

Conselho aprovou Moção de Apoio

Em recente deliberação do Conselho da Polícia Penal, foi proposta e aprovada por unanimidade uma Moção de Apoio à redistribuição de vagas da tabela de subsídio do policial penal, *confira aqui*.

A Moção de Apoio foi anexada ao processo que pede a redistribuição das vagas (protocolo: 20.456.849-9) e foi também encaminhada diretamente à diversas secretarias de estado envolvidas no processo.

Além da Moção de Apoio à redistribuição de vagas, o Conselho da Polícia Penal também deve lançar mão de orientações para dar celeridade ao processo de avaliação dos pedidos de promoção dos policiais penais. Em contato telefônico na manhã desta terça feira, 30/05, com o diretor executivo do SINDARSPEN, e também conselheiro, José Roberto Neves, o vice presidente do Conselho, Maurício Ferracini, informou que o tema  será discutido e deliberado na próxima reunião do Conselho, com o intuito de estabelecer estratégias que permitam a conclusão do processo de avaliação no mais breve tempo possível.

Do que precisamos? 

Segundo levantamento do DEPPEN, será preciso redistribuir cerca de 562 vagas para a classe VII para que a totalidade dos 1301 policiais penais aptos a se promover este ano, alcancem este direito, daí a necessidade de que esse decreto de redistribuição seja assinado antes da conclusão dos trabalhos das comissões de avaliação de mérito para a promoção. Informações dão conta de que a medida compensatória para essa despesa já foi prevista durante o trâmite da lei 245/2022, que criou a carreira do policial penal no Paraná. 

O SINDARSPEN seguirá  acompanhando o pleito, até que o decreto de redistribuição se efetive.