Governo assina decreto que autoriza DEPPEN a emitir a nova identidade funcional dos policiais penais

13/07/2023

O Governador do Paraná, Ratinho Jr, nesta quarta feira, 12, assinou o Decreto nº 2759, autorizando a emissão da nova identidade funcional pelo Departamento de Polícia Penal para os policiais penais efetivos e aposentados.

A diretoria do SINDARSPEN tem reivindicado há bastante tempo ao Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN) a emissão das novas identidades funcionais. No ano passado, na Semana do Dia do Policial Penal, em ato do sindicato com a presença do diretor e equipe do DEPPEN, respondendo a uma série de reivindicações da categoria, foi apresentado o protótipo da nova carteira e informado que ela ficaria pronta em 2023.

Deppen anuncia, em evento do sindicato no ano de 2022, nova identidade funcional

O documento irá conter a nova nomenclatura do cargo de Polícia Penal e será emitida pelo próprio DEPPEN. Segundo informou o Departamento, a expectativa é de que todos os Policiais Penais receberão o atual modelo de cédula de identidade funcional no próximo mês, devendo entregar o antigo documento ao órgão, que adotará as devidas providências para destruição do documento. Na nova 'funcional' também estará expresso que o portador (com exceção dos aposentados) daquela identificação tem o porte de arma nos termos da legislação vigente.

Segundo informações do diretor do Deppen, Osvaldo Machado, seguidamente, será emitida uma nova via. “Como o processo de licitação para fazer no modelo cartão com Qrcode é mais demorado, estas mudanças ficarão para depois. Mas, a partir da primeira semana de agosto já estaremos entregando os novos documentos,” disse.

Vanderleia Leite, presidente do SINDARSPEN, destaca a importância desta reivindicação da categoria ser atendida. “O sindicato tem feito diligências junto ao DEPPEN, SESP e Casa Civil desde o ano passado levando mais essa demanda que é bastante importante tanto para os policiais penais da ativa como para os veteranos, por garantir segurança e a valorização da carreira,” diz.

Como ficam as identidades funcionais para os aposentados

Em contato com o SINDARSPEN, o diretor do DEPPEN informou que os policiais penais aposentados também receberão as novas identificações, devendo devolver aquelas antigas que eventualmente ainda estejam em sua posse. Diferente dos documentos dos policiais penais da ativa, na identidade dos aposentados não haverá a inclusão do porte de armas, por ausência de previsão legal.

É também necessário, segundo o DEPPEN, que os aposentados atualizem seus dados cadastrais que serão utilizados no novo documento.

O SINDARSPEN irá colocar sua equipe e estrutura administrativa para auxiliar nesta atualização cadastral dos aposentados, com objetivo de dar celeridade e que o pleito legítimo dos veteranos seja atendido. Portanto, é importante que em até uma semana, estas informações sejam enviadas para o setor administrativo do sindicato, ou seja, até dia 20/07, quinta-feira, às 17h.

Quanto às fotos atualizadas, necessárias para confecção do documento, os aposentados devem procurar as regionais do DEPPEN que estarão realizando este serviço.

ATENÇÃO, APOSENTADO: Passo a passo para atualizar os seus dados para a nova identidade funcional

1. Clique neste link  para preencher o formulário.

2. Ao final, envie o formulário preenchido e DIGITALIZADO em PDF para o email sindarspen@gmail.com, aos cuidados de Vilson Brasil, Gerente Administrativo do SINDARSPEN. É preciso colocar no assunto do email: funcional veteranos.

(não serão aceitas fotos da ficha,  somente digitalizada no formato pdf)

3. Este envio deve ser feito até a próxima quinta feira, dia 20/07, às 17h.

4. Para a atualização das  fotos, favor procurar uma das regionais do Deppen que estarão prestando este serviço.

----> Qualquer dúvida, os servidores aposentados poderão entrar em contato com os escritórios do sindicato para que sejam orientados nos seguintes telefones:

Curitiba: (41) 9144-0410

Cascavel: (45) 92000-6792